DEPRESSÃO
DEPRESSÃO
Eu nasci durante a Grande Depressão mas isso não se compara ao que estamos vivenciando com a guerra do “inimigo invisível” (COVID-19). Muitos se voltaram para os antidepressivos. Essa é a única resposta?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
O mundo está passando por uma nova normalidade no século 21 – muito diferente da segurança que os Estados Unidos desfrutaram no século 20. As pessoas – até as crianças – trabalhavam duro o dia todo e dormiam bem à noite.
Hoje, a ansiedade e a depressão generalizadas pesam no coração das pessoas, à medida que o medo aumenta diante de muitos problemas. Enquanto as batalhas acontecem em todo o mundo e as tempestades se acumulam no espírito humano, a depressão rouba o descanso de nossas almas. “Depressão” pode descrever a difícil situação econômica que varre nosso mundo, mas a depressão também ataca o estado de espírito humano.
Todas essas são nuvens de tempestade pairando sobre um mundo perdido e moribundo. Seus raios prendem os corações com um medo indescritível. Nossa sociedade foi apanhada por uma forte tempestade de vento que já causou uma destruição massiva.
As guerras podem vir de muitas formas e a Bíblia prediz que conforme o fim dos tempos se aproxima, haverá um ataque de guerras e rumores de guerras, fazendo com que as pessoas se perguntem se há realmente algo nas antigas profecias faladas pelos profetas de Deus e confirmadas por Jesus Cristo (Mateus 24).
Certa vez, o CDC relatou que os antidepressivos eram os medicamentos mais prescritos nos Estados Unidos. Um médico declarou: “É difícil acreditar que [tantas] pessoas estejam deprimidas ou que os antidepressivos sejam a resposta”. Remédios para depressão não são a resposta. Existe apenas uma resposta para o trabalho árduo da época presente, e ela é encontrada nas páginas eternas da Bíblia. Aqueles que fizeram as pazes com Deus entendem a promessa: “Não se turbe o vosso coração … nem se atemorize” (João 14: 1, 27).
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Meu médico receitou-me um medicamento para me ajudar a combater a depressão, mas é justo aos olhos de Deus tomá-lo? Se eu simplesmente tivesse mais fé, meus problemas não iriam embora?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
A Bíblia não nos desencoraja de buscar ajuda médica para nossos problemas, e se seu médico achar que este remédio vai ajudá-lo, você não deve se sentir culpado ou pensar que está agindo errado ao tomá-lo. O apóstolo Paulo falou calorosamente de “Nosso querido amigo Lucas, o médico” (Colossenses 4:14).
A ciência médica moderna está descobrindo algo que a Bíblia ensinou há muito tempo: nossos corpos e nossas mentes estão intimamente ligados. Quando algo dá errado com nosso corpo, geralmente afeta nossa mente – e vice-versa. A depressão, ouvi dizer, pode ter muitas causas diferentes, incluindo desequilíbrios químicos no corpo que precisam ser corrigidos. Muitas vezes penso nas palavras do salmista: “Eu te louvo porque fui feito de maneira terrível e maravilhosa” (Salmo 139: 14).
Não me entenda mal, entretanto. Não importa quem somos ou o que está acontecendo conosco, Deus sempre quer que cresçamos mais fortes em nossa fé. E Deus nos deu tudo de que precisamos para que isso aconteça. Faça da Bíblia e da oração parte de sua “dieta” espiritual todos os dias. Além disso, obtenha força de seus irmãos e irmãs em Cristo.
Lembre-se também de que Cristo está com você a cada momento do dia – quer você sinta Sua presença ou não. Deus ama você e mesmo quando nos sentimos para baixo ou estamos cheios de dúvidas, Seu amor nunca muda. Aprenda a se concentrar no amor Dele e não apenas nos seus sentimentos. Que a oração do salmista seja sua: “Até quando devo … ter tristeza no coração? (…) Mas confio em seu amor infalível; o meu coração se alegra com a sua salvação ”(Salmo 13: 2, 5).
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Minha esposa parece estar cada vez mais deprimida. Uma amiga dela diz que só precisa orar mais e ter mais fé, mas não tenho certeza se isso está certo. A depressão é apenas um problema espiritual, como diz sua amiga?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Às vezes, a depressão resulta de problemas espirituais e, nesse caso, eles precisam ser enfrentados, confessados e trazidos a Deus para perdão e cura. Depois que o rei Davi cometeu o pecado de adultério, ele caiu em uma depressão profunda que o afetou mental e fisicamente – até que se arrependeu. Ele escreveu mais tarde: “Quando fiquei calado, meus ossos se consumiram” (Salmo 32: 3).
No entanto, a depressão pode ter muitas outras causas. Não sou médico ou psiquiatra, é claro, mas conheço casos que surgiram por causa de desequilíbrios químicos ou hormonais no corpo e foram tratados com sucesso quando esses desequilíbrios foram corrigidos. Outros casos podem se desenvolver devido a preocupações ou estresse, ou por traumas emocionais que aconteceram há muitos anos.
Seja qual for a causa da depressão de sua esposa, eu recomendo fortemente que você e sua esposa procurem ajuda profissional para o problema dela. Não tenha vergonha ou sinta que de alguma forma está mostrando falta de fé. Se você tivesse um osso quebrado, você procuraria ajuda – e se você tivesse uma emoção quebrada, também deveria procurar ajuda. Um lugar para começar seria com seu médico de família. Se sua esposa precisar de aconselhamento, seu pastor pode encaminhá-lo a alguém que seja espiritualmente sensível e profissionalmente competente.
Sei que são dias difíceis para vocês dois, mas faça tudo o que puder para que sua esposa saiba que você a ama – e Deus também. A Bíblia diz: “Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos” (Romanos 15: 1).
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Algumas pessoas nascem com disposição para a alegria ou podem aprender a ter alegria?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
A palavra alegria quase desapareceu de nosso vocabulário atual. Uma das razões é porque confundimos alegria com felicidade e passamos a acreditar que ela se encontra no prazer, na segurança e na prosperidade. Ao fazer isso, no entanto, acreditamos em uma mentira que vem de Satanás.
O apóstolo Tiago não disse: “Conte com toda a alegria quando você cai em uma poltrona”. Ele escreveu: “Tenha alegria ao cair em várias provações”. Por quê? Porque produz atributos piedosos que nos ajudam a superar as dificuldades da vida. Ele continua: “Saber que o teste de sua fé produz paciência. Mas deixe a paciência fazer o seu trabalho perfeito, para que sejais perfeitos e completos, nada faltando ”(Tiago 1: 2-4).
Alegria não é o mesmo que felicidade – embora possam se sobrepor. A felicidade depende das circunstâncias; a alegria depende de Deus. A felicidade desaparece quando a vida se torna dolorosa; a alegria continua e pode até crescer, mesmo em meio a doenças, dores e vários problemas.
A alegria vem de um relacionamento vivo e vital com Deus. Isso vem de saber que este mundo é apenas temporário e que algum dia estaremos com Deus para sempre. Vem do fato de que, embora ainda não vejamos Deus, cremos Nele, obedecemos a Ele, vivemos para Ele em alegria gloriosa – por causa Dele (1 Pedro 1: 8).
A alegria só se encontra em Jesus, “o autor e consumador da nossa fé, que pela alegria que lhe estava proposta suportou a cruz, desprezando a vergonha, e se assentou à direita do trono de Deus” (Hebreus 12 : 2).
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Sei que o Natal deve ser uma época feliz, mas não será para mim. Fui convencido a fazer algo ruim e agora vou passar os próximos Natais na prisão. Minha família me renegou e vou tentar esquecer o Natal.
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Um dos motivos pelos quais quis reimprimir sua carta é porque espero que incentive as igrejas e famílias a não se esquecerem daqueles que conhecem que estão na prisão – seja qual for o motivo. Um cartão ou carta de Natal, ou mesmo uma visita, os encorajaria muito durante os dias difíceis. A Bíblia diz: “Continue a lembrar-se dos que estão na prisão como se você estivesse junto com eles na prisão” (Hebreus 13: 3).
Você pode sentir que está esquecido e pode tentar esquecer o Natal este ano, mas quero assegurar-lhe que Deus não se esqueceu de você. Ele sabe o que você fez e também conhece a solidão e o desespero que você sente. Mesmo assim, Ele ainda o ama e deseja que você se torne parte de Sua família para sempre. Depois de entender isso, sua vida nunca mais será a mesma.
Como posso saber se Deus te ama ? Eu sei disso por causa do que aconteceu em Belém cerca de 2.000 anos atrás. Naquela primeira noite de Natal, Deus enviou Seu Filho ao mundo – porque Ele nos ama. Cristo veio por uma razão: para nos trazer de volta a Deus, e por Sua morte e ressurreição Ele tornou isso possível.
Minha oração é que você convide Cristo para entrar em sua vida hoje. Não deixe que a amargura, a culpa, o medo ou qualquer outra coisa o afaste de Cristo. A promessa de Deus é verdadeira: “aos que creram em seu nome, deu o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12).
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Estou desanimado com o mundo em que vivemos hoje. Há muita turbulência e pavor pelo amanhã. Embora eu tenha lido minha Bíblia, só ouvir as notícias é desanimador. É difícil encontrar um lampejo de bom. Não consigo nem escapar em minha própria casa. O que uma pessoa pode fazer para superar esse desespero?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Sorriso. Seja aquele “vislumbre” para alguém que pode estar mais desanimado do que você. A Bíblia nos diz para aplicar nossos corações à sabedoria (Salmo 90:12). Embora nossa tendência seja viver no passado e às vezes temer o futuro, é importante lembrar que o diabo deseja que vivamos desanimados. Se nos concentrarmos no que é ruim, fechamos a sombra da luz do futuro.
Deseje uma vida expansiva e expansiva no contexto da eternidade. Quando Jesus deixou esta terra após a ressurreição , Ele disse: “É vantajoso para vocês que eu vá embora; porque se eu não for embora, o ajudador não virá até você; mas se eu partir, eu O enviarei a vocês ”(João 16: 7). Esse ajudador é o Espírito Santo do Deus vivo.
Não caia na armadilha das trevas do mundo. Se você pertence a Jesus Cristo, você é um filho da luz. Lembre-se, se você está desanimado, imagine como os outros estão desanimados. Faça questão de ser agradável e sorrir. Pessoas de todas as raças e culturas respondem a um sorriso. Experimente e você verá. De fato, há tantas coisas desagradáveis neste mundo, mas a Bíblia diz que o reino de Deus é paz e alegria (Romanos 14:17).
Encontre um sorriso para sua família, vizinhos, colegas de trabalho e, sim, até mesmo para estranhos. Você descobrirá que sairá de casa a cada dia com um espírito mais doce.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
A natureza humana é complexa e quando tento raciocinar por que nós, como pessoas, lutamos dentro de nós mesmos, fico cansado e preocupado. Como pode haver esperança em tal perplexidade?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Pense em todos os avanços na medicina, comunicação e tecnologia que a raça humana fez no último século ou mais. Devemos ser gratos por Deus ter dado ao homem a habilidade de fazer esse tipo de progresso.
Mas também pense no fato trágico de que esses mesmos séculos testemunharam as guerras mais devastadoras da história da humanidade. Apesar de nossas realizações, nós, humanos, ainda somos uma dolorosa mistura de bem e mal, amor e ódio, alegria e tristeza. Temos a capacidade de chegar à lua, nos comunicar instantaneamente com alguém do outro lado do globo e curar muitas doenças, mas também podemos destruir milhões com o apertar de um botão. Quando as pessoas colocam esperança em si mesmas e em seus semelhantes, e até mesmo no que a humanidade realizou, isso levará ao desespero porque nenhum homem ou mulher pode resolver os problemas do mundo; somente Cristo Jesus pode fazer isso.
Mesmo aqueles de nós que entregaram nossas vidas a Jesus Cristo freqüentemente fazemos coisas que não queremos e não fazemos as coisas que deveríamos fazer (Romanos 7: 19-20). É por isso que precisamos abrir nossos corações continuamente para Cristo e permitir que Ele tire nosso pecado e egocentrismo. Só Ele pode nos tornar novos; só Ele pode mudar nossos corações e nos tornar mais semelhantes a Ele.
Não devemos ficar satisfeitos em permanecer os mesmos. Não temos que permanecer como antes, oprimidos pelo pecado e pelo arrependimento. Devemos abrir nossos corações e vidas ao poder transformador de Cristo e segui-Lo.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
É uma vergonha admitir que tenho ciúmes da minha própria irmã, que é linda, bem-sucedida e doce. Sou infeliz quando estamos juntos, mas a amo. Como posso superar esse conflito horrível que me deprime?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Inveja, ciúme e cobiça estão inter-relacionados. O descontentamento com nossa posição e posses geralmente indica uma atitude egocêntrica que leva a sentimentos intolerantes, ressentidos e até maliciosos em relação a um rival real ou imaginário. Podemos cobiçar o sucesso, a personalidade, os bens materiais, a boa aparência ou a posição de outra pessoa. Então, a fim de compensar um ego frustrado, fazemos comentários rudes e destrutivos e submergimos na autopiedade, raiva, amargura e depressão.
Reconhecer e admitir exige coragem e verdade. Ser convencido é o primeiro passo em direção ao Salvador. Jesus agrada quando reconhecemos nosso pecado. A Bíblia diz: “Arrependei-vos … para que os vossos pecados sejam apagados, para que cheguem os tempos de refrigério” (Atos 3:19). Não há nada mais curativo do que tirar nossas mentes de nós mesmos e colocá-las nos outros. “Na humildade de espírito, cada um considere os outros melhores do que a si mesmo” (Filipenses 2: 3).
Outros podem parecer “ter tudo”, mas todos sofrem até certo ponto em suas vidas. Há muitas coisas que podem se esconder atrás de um rosto bonito, um espírito doce e talento. Achamos que eles são sempre aceitos e tratados de maneira especial, mas muitas vezes essas pessoas abrigam algum tipo de dor. Que maravilha quando podemos mostrar amor. Para aqueles que são realmente felizes, eles trarão alegria para os outros. Um belo espírito se manifesta quando nos submetemos completamente a Deus, que “pode fazer abundar em vocês toda a graça, para que vocês, sempre tendo tudo suficiência em todas as coisas, tenham abundância em toda boa obra” (2 Coríntios 9: 8 )
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Por que não pode ser encontrada uma cura para limpar a angústia mental causada pela guerra e pelo mal feito no mundo?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Suponha que por algum milagre todo o passado pudesse ser esclarecido e todos os emaranhados da vida pudessem ser desemaranhados? Essa cura causaria alegria em todo o mundo!
Existe uma grande alegria. Essa cura existe. As pessoas podem ser perdoadas de todos os pecados ao nos humilharmos.
O pecado e as desilusões da vida podem ser substituídos pela justiça e contentamento, se apenas olharmos para Deus, que vai curar nossas feridas, perdoar nossas ofensas e trazer paz ao coração humano.
Anos depois da Guerra Civil, dois americanos estavam cruzando o Atlântico e começaram a cantar “Jesus, Lover of My Soul”. Outro homem com uma voz rica se juntou a nós. Um dos homens perguntou se ele tinha estado na guerra. O cantor disse: “Sim, eu estava em serviço de sentinela na orla da floresta. Fiquei assustado porque o inimigo estava próximo. Senti saudades de casa e muito cansado. Para me consolar, comecei a cantar: ‘Toda a minha confiança em Ti se detém / Toda a minha ajuda de Ti eu trago / Cubro minha cabeça indefesa / com a sombra de Tua asa.’ Depois de cantar essas palavras, a paz veio para mim. ”
O outro homem respondeu que estava lutando do outro lado, e quando ele e seus homens ouviram o soldado cantando este grande hino, ele disse ao homem com uma voz poderosa: “Estávamos prontos para atirar em você, mas quando nós ouvi você cantar aquela música, baixamos nossos rifles e partimos com essas palavras em nossas mentes ”.
Para aqueles que estão cansados, para aqueles que querem que a alegria substitua sua tristeza, busquem a paz em Deus. Ele atenderá você em sua necessidade.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Eu sei que deveria ser feliz, mas no fundo não sou. Tenho uma boa carreira e um casamento razoavelmente feliz, mas ainda sinto que algo está faltando na minha vida, e não sei o que é. Será que é Deus, como diz um amigo meu?
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Sim, não apenas poderia ser Deus – mas tenho fortes suspeitas de que seja Deus. E também estou convencido de que Ele colocou esses sentimentos vazios dentro de você para que você se voltasse para Ele e O encontrasse e o convidasse para sua vida. Jesus disse: “Peça e ser-lhe-á dado; busque e você encontrará ”(Mateus 7: 7).
Veja, Deus nos criou para que pudéssemos ter um relacionamento pessoal com Ele e ser Seus amigos. Pense nisso: Ele quer que sejamos Seus amigos! Mas nos separamos de Deus por causa de nossos pecados – e agora há um lugar vazio em nossa alma que só Deus pode preencher. Tentamos preenchê-lo de todas as maneiras, mas não importa o quanto tentemos, aquele lugar vazio ainda permanece – e sempre estará lá até que nos voltemos para Cristo e entreguemos nossas vidas a Ele.
E é exatamente isso que eu oro que você faça. Deus ama você , e Jesus Cristo deixou a glória do Céu para vir a esta terra e morrer como um criminoso comum por você. Ele não tinha pecado – mas na cruz, todos os seus pecados foram transferidos para Ele, e Ele tomou sobre Si o julgamento que você e eu merecemos. Deus te ama muito!
Com uma simples oração de fé convide Cristo a entrar em sua vida hoje. Ele virá morar em você pelo Seu Espírito e preencherá o vazio da sua alma.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Nosso pastor deu um sermão recentemente sobre como devemos agradecer a Deus por tudo. Mas como podemos ser gratos quando coisas ruins acontecem conosco? Estou lutando contra o câncer agora e admito que não me sinto muito grato. Na verdade, sinto raiva e depressão.
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Seu pastor estava certo; devemos ser gratos a Deus por tudo o que acontece conosco, tanto bom quanto ruim. A Bíblia diz: “Alegrem-se sempre, orem continuamente, dêem graças em todas as circunstâncias; porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus ”(1 Tessalonicenses 5: 16-18).
Mas isso é realista – ou mesmo possível? Sim, é, uma vez que entendamos porque devemos ser gratos. Veja sua situação, por exemplo. O câncer é uma doença terrível, e não somos chamados a ser gratos pelas coisas que são más. Mas você pode ser grato porque Deus prometeu estar com você, mesmo quando a vida não é como você gostaria que fosse. Nunca estamos sozinhos quando conhecemos Cristo! A promessa de Deus é verdadeira: “Nunca te deixarei; nunca te desampararei ”(Hebreus 13: 5).
Também podemos ser gratos pela esperança que temos por causa de Jesus Cristo. Esperançosamente, você será curado e certamente deve orar para que isso aconteça. Mas a morte acaba chegando a todos nós, e quando conhecemos a Cristo, sabemos que estaremos com Ele no céu para sempre. Mesmo nos momentos mais difíceis da vida, temos esperança.
Se você nunca fez isso, volte-se para Cristo e peça a Ele para entrar em sua vida. Então agradeça a Ele todos os dias porque Ele está com você e à sua frente está o Céu. Às vezes, até os momentos mais difíceis da vida se tornam uma bênção, porque por meio deles descobrimos o amor de Deus por nós. A Bíblia diz: “Aproxime-se de Deus e ele chegará a você” (Tiago 4: 8).
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)
Minha mãe não teve uma vida muito feliz, e agora que ela se foi, eu me pergunto que tipo de vida ela está tendo no céu. Ela está feliz e livre de preocupações ou ainda está meio deprimida e ansiosa? Eu me preocupo com isso.
Dos escritos do Rev. Billy Graham
Não se preocupe com isso; uma das maiores verdades da Bíblia é que o céu é um lugar de completa paz, alegria e felicidade. A Bíblia diz que no céu, Deus “enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem luto, nem choro, nem dor, porque a velha ordem das coisas já passou ”(Apocalipse 21: 4).
Isso é mero pensamento positivo? Não, absolutamente não! Um dos motivos é porque no Céu estaremos na presença de Deus para sempre – e nada de mal ou prejudicial pode existir em Sua presença. Tudo que é ruim … tudo que é negativo … tudo que é destrutivo … tudo que faz mal – nada disso pode nos atingir quando estamos na presença de Deus. A Bíblia diz: “Na tua presença me encherás de alegria, de prazeres eternos à tua direita” (Salmo 16:11).
Mas também teremos alegria e paz completas no Céu porque ficaremos livres do poder do pecado. Nossas vidas foram infectadas com uma doença mortal – a doença do pecado. Mas por Sua morte e ressurreição, Jesus Cristo venceu o poder do pecado – e quando pertencemos a Cristo, sabemos que no Céu seremos livres para sempre do poder do pecado. Como a Bíblia diz: “O pecado não será mais o seu senhor” (Romanos 6:14).
É esta a sua esperança? Tem certeza de que, quando morrer, você também compartilhará da alegria do Céu? Você pode ser, entregando sua vida a Jesus Cristo e confiando somente nele para sua salvação. Convide-o para entrar em sua vida hoje.
(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)