SAÚDE

SAÚDE

Minha depressão e ansiedade estão fazendo com que eu me sinta doente?

Os episódios de depressão e ansiedade podem causar doenças físicas?

Dos escritos do Rev. Billy Graham

A ciência confirmou o que a Bíblia ensinou séculos atrás. Existe uma relação estreita entre nossas mentes e corpos. Provérbios diz assim: “O coração alegre faz bem, como o remédio, mas o espírito quebrantado seca os ossos” (17:22).

Mas também existe uma relação estreita entre nossa saúde mental e física e a saúde de nossa vida espiritual. Culpa, medo, ciúme, amargura, futilidade, escapismo – esses e muitos outros problemas são males espirituais, causados ​​pela doença do pecado. Como o veneno, eles podem adoecer a mente e o corpo. Há muitas coisas que causam depressão, mas a ansiedade é certamente uma das culpadas e quanto mais você alimenta pensamentos ansiosos, mais eles crescem.

Mas quando Cristo entra em nossas vidas, Ele remove nossa culpa e leva embora nossos medos. Ele nos dá amor pelos outros e um novo propósito na vida. Sua alegria e paz neutralizam o veneno do pecado – e isso promove a saúde física e emocional.

Isso significa que nossos problemas emocionais e físicos desaparecerão? Não necessariamente. Mas, como uma fonte de água pura, a paz de Deus em nossos corações traz purificação e revigoramento a todo o nosso ser.

A Bíblia está repleta de passagens que trazem conforto e alegria. Leia-os e pense neles. Se você deseja consolo na tristeza, luz nas trevas, paz na turbulência e descanso no cansaço, o Senhor oferece tudo por meio de Sua palavra. “Deixe a paz de Deus governar em seus corações” (Colossenses 3:15).

“Agora que o próprio Deus de paz os santifique completamente; e que todo o seu espírito, alma e corpo sejam preservados ”(1 Tessalonicenses 5:23).

 

(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)

Por que não consigo desligar minha mente à noite e dormir?

Tenho medo da noite porque dormir não é agradável – é uma tarefa árdua. Por que não consigo desligar minha mente e descansar?

Dos escritos do Rev. Billy Graham

 

Muitas pessoas têm dificuldade em adormecer à noite. Alguns tomam remédios sem receita ou pílulas para dormir; outros requerem medicação prescrita para dormir.

Freqüentemente, a insônia é um espírito inquieto e não um desequilíbrio químico que nos impede de atender às necessidades de nosso corpo e mente. É bom lembrar que a Bíblia nos instrui a deitar para dormir e habitar em segurança (Salmo 4: 8). Uma das melhores maneiras de nos ajudarmos no final do dia é dirigir nossos pensamentos para Deus, que dá descanso em nosso cansaço.

Os Salmos são talvez o lugar mais reconfortante nas Escrituras para alguém recorrer para se livrar das tensões e problemas do dia. Alguns dos salmos foram musicados e ouvi-los pode ajudar a aliviar as preocupações do mundo. O rei Davi, que escreveu muitos dos salmos, acalmou a mente e o coração do rei e, sem dúvida, sua própria alma atribulada.

Deus deseja que descansemos Nele. Ele sabe que precisamos disso para trabalhar com eficácia enquanto estamos acordados. Portanto, quando for difícil dormir, leia o livro de Salmos. Há alegria em sua mensagem e paz em suas instruções. Podemos orar e pedir a Deus que dê a restauração do corpo, da mente e da alma. Ele nos dá uma confiança tranquila para viver e descansar.

“Não adormecerei os meus olhos, nem adormecerei as minhas pálpebras, até que encontre lugar para o Senhor, uma morada para o Todo-Poderoso” (Salmo 132: 4-5). Consolar-se com o fato de que o Senhor estará conosco quando estivermos descansando Nele.

 

(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)

Muitos estão lutando contra a depressão durante a COVID-19. Os antidepressivos são a única resposta?

Eu nasci durante a Grande Depressão mas isso não se compara ao que estamos vivenciando com a guerra do “inimigo invisível” (COVID-19). Muitos se voltaram para os antidepressivos. Essa é a única resposta?

Dos escritos do Rev. Billy Graham

 

O mundo está passando por uma nova normalidade no século 21 – muito diferente da segurança que os Estados Unidos desfrutaram no século 20. As pessoas – até as crianças – trabalhavam duro o dia todo e dormiam bem à noite.

Hoje, a ansiedade e a depressão generalizadas pesam no coração das pessoas, à medida que o medo aumenta diante de muitos problemas. Enquanto as batalhas acontecem em todo o mundo e as tempestades se acumulam no espírito humano, a depressão rouba o descanso de nossas almas. “Depressão” pode descrever a difícil situação econômica que varre nosso mundo, mas a depressão também ataca o estado de espírito humano.

Todas essas são nuvens de tempestade pairando sobre um mundo perdido e moribundo. Seus raios prendem os corações com um medo indescritível. Nossa sociedade foi apanhada por uma forte tempestade de vento que já causou uma destruição massiva.

As guerras podem vir de muitas formas e a Bíblia prediz que conforme o fim dos tempos se aproxima, haverá um ataque de guerras e rumores de guerras, fazendo com que as pessoas se perguntem se há realmente algo nas antigas profecias faladas pelos profetas de Deus e confirmadas por Jesus Cristo (Mateus 24).

Certa vez, o CDC relatou que os antidepressivos eram os medicamentos mais prescritos nos Estados Unidos. Um médico declarou: “É difícil acreditar que [tantas] pessoas estejam deprimidas ou que os antidepressivos sejam a resposta”. Remédios para depressão não são a resposta. Existe apenas uma resposta para o trabalho árduo da época presente, e ela é encontrada nas páginas eternas da Bíblia. Aqueles que fizeram as pazes com Deus entendem a promessa: “Não se turbe o vosso coração … nem se atemorize” (João 14: 1, 27).

 

(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)

Por que a maioria das pessoas só pensa em Jesus quando está com problemas ou doente?

Por que a maioria das pessoas só pensa em Jesus quando está com problemas ou doente? É porque Ele só ajudou aqueles que estavam com problemas?

Dos escritos do Rev. Billy Graham

 

Muitas vezes cometemos o erro de pensar que a ajuda de Cristo é necessária apenas para enfermos ou em tempos de tristeza e sofrimento avassaladores. Isso não é verdade. Certamente, para quem pertence ao Senhor e O segue, Ele está conosco nos momentos de angústia, e essa é uma verdade reconfortante, mas Ele quer fazer parte de cada experiência e de cada momento de nossas vidas, porque a raça humana o fará. sempre precisa de um Salvador.

Jesus não apenas atendeu às necessidades dos enfermos, oprimidos e cansados; Ele foi às bodas de Caná – um momento de alegria; um momento para celebrar o casamento. Ele foi ao templo para ouvir as Escrituras lidas e honradas. Ele reuniu criancinhas ao seu redor. Ele foi pescar. Ele visitou amigos próximos em Betânia. Ele preparou o café da manhã para Seus discípulos – e mesmo nessa época, Ele viu as necessidades daqueles que encontrou. Ele falou de amor. Ele falou de cura. Ele se ofereceu e derramou Seu sangue pelo pecado. Oh, que Salvador!

Nunca compreenderemos totalmente nossa necessidade de Cristo enquanto vivermos neste mundo. Quando chegarmos ao Céu, ficaremos maravilhados com a maneira como Deus cuidou de nós e nos abençoou nas tempestades e nos bons momentos da vida. Devemos agradecê-Lo e comprometer-nos a confiar Nele em todas as facetas da vida, porque só Ele conhece plenamente o propósito das provações, lágrimas e triunfo. “Nada de bom negará aos que andam retamente” (Salmo 84:11).

 

(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)

Tenho distúrbios médicos que não podem ser vistos, apenas sentidos. Por que as pessoas não entendem isso?

Fui tratada para vários distúrbios e minha mãe, que acredito que me ama, não consegue entender por que não consigo “escapar” dos meus problemas mais profundos. Isso nos mantém frustrados. Por que ela não consegue entender que meus problemas são coisas que não podem ser vistas, apenas sentidas?

Dos escritos do Rev. Billy Graham

 

Anos atrás, a ciência desenvolveu uma máquina notável chamada scanner corporal, que pode detectar distúrbios no corpo que escapam até mesmo ao raio-X. Às vezes temos feridas muito profundas e sensíveis para que outras pessoas vejam ou ajudem.

O próprio Deus é o único que pode nos compreender totalmente. O salmista escreveu: “Ó Senhor, Tu me sondas e me conheces. Você sabe que eu me sentei e me levantei; Você entende o meu pensamento de longe ”(Salmo 139: 1-2).

Quem, a não ser o próprio Deus, pode examinar a pessoa invisível – o coração, a alma e o espírito? Só Deus pode responder. Só Ele pode diagnosticar nosso problema com precisão. Existem feridas em nossa personalidade muito profundas e complicadas até mesmo para as técnicas modernas mais sofisticadas diagnosticar ou resolver.

E Ele não nos deixa sozinhos para sofrer o diagnóstico. Ele nos mostra como resolvê-lo; e quando não houver solução humana, Ele nos dará graça para conviver com isso e nos trará paz. É difícil para as pessoas aceitarem quando se recusam a fazer de Jesus o Senhor de suas vidas.

Quando nos submetemos completamente ao Senhor, Ele vem ao nosso lado e nos guia em cada passo do caminho. Ele nos dá Sua própria presença que nos conforta. Ele nos dá Seu poder de resistência que nos torna fortes. Ele revela Seu propósito para que possamos compreender nossa situação. E Ele pode produzir dentro de nós qualidades valiosas que fortalecerão e moldarão nossa vida. Que possamos deixar o Espírito Santo de Deus fazer de Jesus Senhor em nossas vidas (1 Coríntios 12: 3).

 

(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)

Qual é a melhor coisa que posso fazer para encorajar alguém que está muito doente?

Minha mãe está muito doente e quando seus amigos falam com ela, eles a desanimam mais do que a ajudam. Eu sei que eles têm boas intenções, mas qual é a melhor coisa que uma pessoa pode fazer para encorajar aqueles que sofrem de doenças?

Dos escritos do Rev. Billy Graham

 

Existem inúmeras oportunidades de confortar os outros, não apenas na hora da doença, mas também na angústia diária que tantas vezes se insinua em nossas vidas. O maior conforto vem da Palavra de Deus; isso é especialmente verdadeiro em tempos difíceis.

Uma das muitas lições aprendidas com as crises de saúde é a melhor maneira de ajudar outras pessoas que estão passando por vales semelhantes de desespero. É por isso que é sempre bom ser um bom ouvinte quando os outros estão sofrendo. Não há muito que se possa dizer aos que estão sofrendo e devemos pedir sabedoria a Deus – quando ficar em silêncio e quando falar. Freqüentemente, não são as palavras que dizemos, mas encorajamos os outros com nossa presença.

A Bíblia nos lembra que há um tempo para tudo – um tempo para nascer e um tempo para morrer (Eclesiastes 3). Muitos testemunhos falam de como Deus falou com eles na doença e sua fé pessoal Nele se fortaleceu. Alguém disse recentemente: “Eu nunca poderia ter dito isso antes do câncer, mas agora que concluí meu tratamento e estou no caminho da recuperação, louvo ao Senhor por ter usado isso para abrir a porta para dizer aos outros porque espero no Senhor!” Nossa própria inadequação deve nos conduzir ao Senhor.

Ninguém sabe o que um dia pode trazer, mas os cristãos podem apontar para Aquele que nos vê nas provações. “Pelas misericórdias do Senhor não somos consumidos, porque a Sua compaixão não falha. Eles são novos todas as manhãs; grande é a tua fidelidade ”(Lamentações 3: 22-23).

 

(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)

Estou zangado com Deus. Por que ele me deixou pegar uma doença?

Admito que estou com raiva de Deus, porque todos os meus planos para os anos de aposentadoria se desfizeram. Acabo de ser diagnosticado com uma doença que limitará seriamente a minha mobilidade e o médico diz que só vai piorar. Por que Deus está fazendo isso comigo?

Dos escritos do Rev. Billy Graham

 

A vida nem sempre sai do jeito que queremos, e posso entender sua frustração. Mas ouça: Deus não o abandonou, e estes podem vir a ser os melhores anos da sua vida – se você permitir.

Deixe-me explicar dessa maneira. Em outra parte de sua carta, você admite que Deus nunca foi uma parte importante de sua vida; em suas palavras, Ele só tem estado “na periferia”. Isso me leva a lhe fazer uma pergunta: Se você tivesse conseguido cumprir seus planos para sua aposentadoria, Deus teria ficado à margem? Suspeito que sim – porque você teria continuado a viver sua vida da maneira que sempre fez e nunca teria sentido qualquer necessidade de Deus. E isso significa que você teria entrado na eternidade despreparado para encontrar Deus.

Mas agora Deus está forçando você a enfrentar suas limitações – incluindo sua necessidade Dele. Em outras palavras, você está em uma bifurcação (por assim dizer) – e a questão é: que caminho você vai seguir? Você vai continuar a deixar Deus fora de sua vida? Ou você abrirá seu coração e sua vida ao amor e à presença de Cristo?

Você precisa de Deus; você precisa Dele agora mais do que nunca. Não O ignore mais, mas volte-se para Jesus Cristo e entregue sua vida e seu futuro a Ele. Sua vida nunca mais será a mesma. O aviso de Deus é para você: “Como escaparemos nós se ignorarmos uma tão grande salvação?” (Hebreus 2: 3).

 

(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)

Por que algumas pessoas estão obcecadas com sua saúde física?

Meu marido sempre foi um grande fã de fitness, e acho que é porque ele tem medo de envelhecer. Outro dia, eu o ouvi dizer a alguém que não ia ficar velho e fraco como todo mundo fica. Como posso ajudá-lo a ser mais realista?

Dos escritos do Rev. Billy Graham

 

Deus certamente quer que cuidemos de nós mesmos; afinal, Ele deu nossos corpos para nós, e uma maneira de honrá-Lo é cuidando deles. O apóstolo João escreveu em uma de suas cartas: “Caro amigo, oro para que você tenha boa saúde e tudo corra bem com você” (3 João 2).

No entanto, todos nós perdemos força à medida que envelhecemos, não importa quão fisicamente aptos sejamos; recusar-se a enfrentar isso ou pensar que isso não vai acontecer conosco é simplesmente irreal. É certo que somos todos diferentes; algumas pessoas permanecem alertas e fortes até os noventa anos. Mas não importa quem somos, eventualmente nossos corpos (e também nossas mentes) se desgastam se vivermos o suficiente, e cada um de nós morrerá. A Bíblia diz: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua juventude, antes que cheguem os dias de angústia. … Então as pessoas vão para sua casa eterna ”(Eclesiastes 12: 1, 5).

Sim, seu marido precisa ser realista quanto ao futuro. Mas suspeito que seu verdadeiro problema seja mais profundo do que isso. Seu verdadeiro problema é espiritual e pode ser resumido em duas palavras: medo e orgulho. Ele tem orgulho de sua força e tem medo de ser fraco.

É por isso que a coisa mais importante que você pode fazer é orar por ele e exortá-lo a colocar sua confiança em Cristo ao invés de si mesmo. Não importa o que o futuro reserva, Cristo é confiável, e Ele nunca nos abandonará.

 

(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)

Meu filho é alcoólatra. Jesus ainda cura da mesma maneira que fazia quando estava na terra?

Meu filho é alcoólatra. Esta doença não o atingiu de repente, mas ao longo de muitos anos, dependendo de várias formas de álcool para sobreviver. Jesus ainda cura doenças da mesma forma que fazia quando estava na terra?

Dos escritos do Rev. Billy Graham

 

O conceito bíblico de cura significa muito mais do que alívio de um conjunto de sintomas físicos. Significa integridade de corpo e espírito. As palavras healthy, whole e holy derivam da mesma raiz do inglês antigo. Jesus perguntou ao homem em João 5: 6: “Você será curado?” Embora nem todas as doenças sejam o resultado da atitude ou estilo de vida do indivíduo, muitas realmente são.

Por exemplo, o consumo de álcool pode ter consequências devastadoras, tanto emocionais quanto físicas. Embora o alcoolismo não seja uma doença em si, muitas vezes leva a doenças, muitas irreversíveis, como um trato digestivo ulcerado, um fígado destruído ou um cérebro danificado.

Da mesma forma, comer em excesso ou uma deficiência nutricional crônica também causam problemas de saúde, enquanto muitas outras doenças não são o resultado de tais abusos. Jesus, referindo-se ao cego de nascença, disse: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas para que nele se revelem as obras de Deus” (João 9: 3).

O apóstolo Paulo orou para que o Senhor removesse sua aflição (2 Coríntios 12: 8-10). Deus não o curou, mas providenciou a graça e a força necessárias para trazer glória a Jesus Cristo. E Paulo entendeu que sua fraqueza permitiu que a força de Deus o ajudasse a vencer.

Quando uma pessoa se torna uma “nova criação” em Cristo ao receber Sua salvação, Jesus realmente cura. Ele cura nossos corações e nossas almas e salva para a eternidade. O Senhor é Aquele que “perdoa todas as tuas iniqüidades … que redime a tua vida da destruição, que te coroa de benignidade e misericórdias” (Salmo 103: 3-4).

 

(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)

Eu descobri que tenho câncer. Por que Deus parece tão distante?

Muitos amigos e familiares fizeram tratamento para o câncer. Sempre fui saudável até recentemente e agora fui diagnosticado com câncer. Sempre tentei encorajar outras pessoas que enfrentam essa doença terrível, mas agora minhas próprias palavras como cristão não parecem ser suficientes para mim. Isso me faz sentir egoísta, mas também insincero. Onde eu errei?

Dos escritos do Rev. Billy Graham

 

Para aqueles que gozaram de boa saúde na maior parte de suas vidas, isso não é incomum. Uma das muitas lições aprendidas com as crises de saúde é a melhor maneira de ajudar outras pessoas que estão passando por vales semelhantes de desespero. É por isso que é sempre bom ser um bom ouvinte quando os outros estão sofrendo. Não há muito que se possa dizer aos que estão sofrendo e devemos pedir sabedoria a Deus – quando ficar em silêncio e quando falar. Freqüentemente, não são as palavras que dizemos, mas encorajamos os outros com nossa presença.

A Bíblia nos lembra que há um tempo para tudo – um tempo para nascer e um tempo para morrer (Eclesiastes 3). Muitos testemunhos falam de como Deus falou com eles na doença e sua fé pessoal Nele se fortaleceu. Alguém disse recentemente: “Eu nunca poderia ter dito isso antes do câncer, mas agora que concluí meu tratamento e estou no caminho da recuperação, louvo ao Senhor por ter usado isso para abrir a porta para dizer aos outros porque espero no Senhor!” Nossa própria inadequação deve nos conduzir ao Senhor.

Ninguém sabe o que um dia pode trazer, mas os cristãos podem apontar Aquele que nos ajuda nas provações. “Pelas misericórdias do Senhor não somos consumidos, porque a Sua compaixão não falha. Eles são novos todas as manhãs; grande é a tua fidelidade ”(Lamentações 3: 22-23).

 

(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)

Por que Deus permitiu que minha esposa morresse de câncer?

Perdi minha esposa para o câncer. Ela era uma senhora cristã maravilhosa e acho minha raiva e ressentimento contra Deus insuportáveis. Por que Ele permitiria que isso acontecesse?

Dos escritos do Rev. Billy Graham

 

A Bíblia nos diz para sermos gratos a Deus em todas as coisas (1 Tessalonicenses 5:18). Não é que agradecemos a Deus porque nossos entes queridos foram tirados de nós, mas porque nossos entes queridos estão no céu, onde a dor e a morte nunca mais os tocarão. Seja grato porque Deus está conosco em nossa própria dor. Deus ainda está no controle – mesmo quando não entendemos tudo o que acontece neste mundo marcado pelo pecado. Como o apóstolo Paulo, podemos estar tristes, mas sempre nos alegrando (2 Coríntios 6:10).

É importante que confessemos a Deus como realmente nos sentimos. Ele já sabe disso, é claro, mas precisamos ser honestos com Ele e com nós mesmos e enfrentar nossa própria necessidade de cura. Devemos sempre nos lembrar da dor que Jesus suportou por nós na cruz. Ele sofreu como ninguém em toda a história. Cristo era um homem de dores e experimentado no sofrimento (Isaías 53: 3). Ele conhece o sofrimento e quer nos ajudar em nossos próprios momentos de desespero, seja pela solidão, raiva ou qualquer outra emoção que nos domine.

Quando tomamos a força de Deus, crescemos com um senso mais profundo do amor de Deus e começamos a sentir Seu conforto. Ele veio para “consolar todos os que choram, … para dar-lhes ornamento por cinza, óleo de alegria por luto, vestes de louvor” (Isaías 61: 2-3). Quando conhecemos o Senhor de maneira pessoal – quando pertencemos a Ele como Seus filhos – Ele restaura nossa alegria e traz paz para nossa vida.

 

(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)

Sempre tive problemas físicos. Deus me odeia?

Sempre tive problemas físicos que limitam minha capacidade de andar ou fazer a maioria das coisas que as pessoas normais fazem. Como resultado, tenho poucos amigos e às vezes gostaria de nunca ter nascido. Por que Deus deixou isso acontecer comigo? Deus me odeia?

Dos escritos do Rev. Billy Graham

 

Não sei exatamente por que Deus permitiu que isso acontecesse com você – ou, por falar nisso, por que Ele permite que qualquer tipo de mal exista. No céu, vamos entender isso completamente – mas não agora. A Bíblia fala do “mistério da iniqüidade” – e isso é o que o mal é: um mistério (2 Tessalonicenses 2: 7, KJV).

Mas eu sei disso: Deus não te odeia. Na verdade, o oposto é verdadeiro: Deus ama você , mesmo que você duvide disso. De uma ponta à outra da Bíblia, Deus repetidamente nos assegura Seu amor por nós, mesmo em meio a adversidades ou conflitos. E porque Ele nos ama, Ele deseja que nos tornemos parte de Sua família e vivamos em Sua presença para sempre.

Como nós sabemos disso? Não sabemos porque a vida é sempre perfeita ou sem problemas – porque não é. Em vez disso, sabemos disso porque Deus fez algo que está quase além de nossa capacidade de compreensão: Ele desceu do céu e se tornou um homem – Jesus Cristo. E por Sua morte e ressurreição, Cristo conquistou os poderes do pecado e da morte e do Inferno. A Bíblia diz: “Assim como Cristo ressuscitou dos mortos … nós também podemos viver uma nova vida” (Romanos 6: 4).

Por uma simples oração de fé, volte-se para Jesus Cristo e abra seu coração e sua vida para ele. Em seguida, peça a Ele para guiá-lo a uma igreja onde você possa crescer em sua fé e estar cercado de pessoas que irão amá-lo.

 

(Esta coluna é baseada nas palavras e escritos do falecido Rev. Billy Graham.)